Softstarter e Frenagem de Motores

Automação Industrial - Softstarter e Frenagem de Motores

Partida suave e frenagem para operações de proteção do motor

Nas máquinas e sistemas atuais, o acionamento mais utilizado é o motor assíncrono de corrente trifásica. Esse motor geralmente é comutado diretamente em uma faixa de potência de até 5,5 kW e acima dessa faixa com a ajuda de um acionador de partida delta estrela. Os elementos de acionamento e as máquinas de processamento conectadas estão frequentemente sujeitos a picos no momento da inicialização, sobrecarregando-os. Peças de trabalho e materiais transportados também podem ser danificados. Os dispositivos Softstarter são a solução ideal para esses problemas.

O ajuste de fase da tensão de alimentação permite aumentar lentamente a tensão do motor. O torque produzido pelo motor geralmente aumenta, garantindo um arranque suave e sem solavancos. Isso reduz o desgaste e aumenta a vida útil de todo o sistema.

A necessidade de mais segurança em máquinas industriais exige sistemas de frenagem confiáveis. Além do aspecto da segurança, no entanto, as considerações econômicas geralmente desempenham um papel nas compras do sistema de freio eletrônico. Ao desligar rapidamente os componentes perigosos da máquina, os dispositivos de frenagem evitam acidentes de trabalho e danos à máquina. É por isso que eles são necessários para várias máquinas e sistemas sob os Regulamentos de Prevenção de Acidentes (NR´s), por exemplo, nas indústrias madeireira e têxtil. Além disso, os sistemas de freios também ajudam a reduzir custos, reduzindo os tempos de desaceleração da máquina. Motores assíncronos trifásicos são usados ​​principalmente na tecnologia de acionamento atual. Eles podem ser travados mecanicamente e eletricamente.

Os dispositivos de frenagem são frequentemente usados ​​em combinação com os dispositivos Softstart para aumentar a vida útil dos motores trifásicos. Eles também permitem que os componentes de acionamento sejam projetados de maneira mais barata e podem ser instalados como componentes de modernização em sistemas existentes, como dispositivos de freio.

Os dispositivos Softstart com função de frenagem integrada reduzem significativamente o trabalho de fiação, além das duas funções de controle.