Sistemas de travamento de válvulas HSV

Conexões e válvulas desempenham um papel fundamental em diversas linhas de produção industrial e redes de energia. Nessas áreas, eles realizam funções importantes para a segurança e o controle do processo. Por isso, o correto ajuste e operação são decisivos para a segurança funcional de sistemas inteiros.

Nesse sentido, correntes, cadeados e medidas organizacionais como os procedimentos Lockout-Tagout (LOTO) não oferecem proteção suficiente contra operações incorretas. A chave para a segurança do sistema e do processo é o uso de sistemas de intertravamento de válvulas.

Funcionalidade e estrutura

Com base nos requisitos de segurança da sua aplicação específica, teremos prazer em desenvolver um sistema de intertravamento de válvulas personalizado para você. Oferecemos uma ampla variedade de componentes para seu sistema de intertravamento de válvulas.

A chave para a segurança da planta e do processo

Os intertravamentos de válvulas, assim como as chaves, são fabricados em aço inoxidável. A codificação individual garante o mais alto nível de segurança. Não é possível fazer cópias das chaves (como pode acontecer com chaves simples de cadeado) devido ao design e codificação únicos de cada chave.

As chaves codificadas foram projetadas considerando a ergonomia e oferecem facilidade de uso devido ao seu formato, mesmo quando usadas com luvas de segurança pesadas. Não existe posição de “cima” ou “baixo” para a chave. Portanto, as chaves codificadas podem ser inseridas na trava em qualquer direção. Inserir a chave apenas alguns milímetros na trava são suficientes para garantir a correspondência correta entre chave e trava.

Essas características garantem um fluxo de trabalho ágil. A marcação colorida facilita a combinação das chaves com os intertravamentos correspondentes. Até quatro linhas de texto estão disponíveis para gravações específicas do cliente.

O que é um sistema de intertravamento de válvulas?

Sistemas de intertravamento de válvulas fornecem um sistema à prova de falhas para a abertura e fechamento controlados das válvulas. Eles são usados sempre que há uma sequência específica de abertura e fechamento para várias válvulas, com o objetivo de prevenir acidentes, proteger materiais ou garantir a segurança do processo.

Um sistema de intertravamento simples e seguro garante a melhor proteção possível contra lesões físicas e/ou danos a bens ou ao meio ambiente.

Algumas aplicações típicas para sistemas de intertravamento de válvulas incluem:

  • Redes de petróleo e gás natural
  • Oleodutos
  • Plantas de produção química
  • Tanques de armazenamento
  • Usinas de energia
  • Plantas de envase
  • Fábricas de papel
  • Abastecimento de água

Uma aplicação comum é, por exemplo, a proteção de válvulas de segurança de pressão (PSV), conforme mostrado na imagem a seguir:

Onde quer que tubulações sejam usadas em processos de produção, podem ser encontradas válvulas de segurança de pressão (PSV). Para evitar a sobrepressurização dentro do sistema durante trabalhos de manutenção, deve-se garantir que um número mínimo de linhas de PSV esteja sempre aberto. O uso dos nossos sistemas de intertravamento de válvulas HSV® assegura que uma sequência segura e pré-definida de abertura e fechamento das válvulas correspondentes seja mantida.

No exemplo abaixo, de uma planta de produção química, ambas as linhas de PSV estão abertas durante a operação normal. O operador deve fechar uma linha antes que o trabalho de manutenção possa ser realizado. Nossos sistemas de intertravamento de válvulas HSV® garantem que o operador só possa fechar uma das duas linhas por vez.

Essa realização do requisito de segurança é ilustrada em nosso diagrama lógico de chaves. Com a chave inicial A, que fica armazenada com segurança na sala de controle, o operador autorizado pode decidir qual das duas linhas deve ser fechada. Essa chave foi projetada de forma que possa destravar ambas as válvulas de entrada das duas linhas PSV.

Como a chave fica retida após o fechamento da válvula selecionada, isso garante que a segunda linha não possa ser fechada se a primeira linha já tiver sido fechada. Somente depois que a linha a ser mantida estiver totalmente reaberta, a chave A é liberada e pode ser usada para fechar a outra linha.

1. HSV 1
Pegue a chave A na Sala de Controle

2. HSV 2
Insira a chave A no intertravamento da Válvula 2 PSV A de entrada para destravar e fechar a válvula.

3. HSV 3
Trave a Válvula 2 PSV A de entrada na posição fechada removendo a chave B. A Válvula 2 está agora travada fechada com a chave A retida.

4. HSV 4
Insira a chave B no intertravamento da Válvula 1 PSV A de saída para destravar e fechar a válvula.

5. HSV 5
A chave B fica retida enquanto a válvula estiver fechada.

6. HSV RETORNO
Repita a sequência acima na ordem inversa para restaurar a condição normal de operação.

Intertravamentos de válvulas HSV-Q

Os intertravamentos HSV-Q são utilizados para válvulas acionadas por alavanca, como válvulas de esfera, válvulas de bloqueio e válvulas de obturador. Todos os tipos de válvulas que operam com rotação de 90° ou 180° podem ser equipados com intertravamentos HSV-Q.

A entrega padrão inclui uma alavanca de aço inoxidável disponível em diferentes comprimentos. O intertravamento pode ser perfeitamente alinhado em diferentes posições na válvula para garantir acesso ideal às ranhuras das chaves.

Válvulas que já estão em operação também podem ser equipadas retrospectivamente com intertravamentos HSV-Q sem danificar ou alterar as conexões ou vedantes da válvula.

Durante a instalação do HSV-Q, o corpo da válvula permanece inalterado; a alavanca existente é substituída como parte do conjunto do intertravamento, que inclui uma alavanca de reposição correspondente ao tamanho da alavanca original. O intertravamento da válvula pode ser fornecido com uma ou duas chaves operacionais, dependendo do tipo de controle do sistema requerido.

Intertravamentos de válvulas HSV-R

Os intertravamentos HSV-R são utilizados para válvulas acionadas por volante, como válvulas gaveta, válvulas de comporta ou válvulas operadas por caixa de engrenagens.

O número de rotações necessárias para abrir ou fechar varia conforme o tipo de válvula. Por essa razão, os intertravamentos HSV-R são equipados com um mecanismo de liberação por contagem que adapta a ação de travamento ao número de rotações necessárias para a posição final correspondente. Dessa forma, qualquer posição da válvula pode ser configurada como a posição travada aberta ou fechada.

O conjunto do intertravamento da válvula inclui um volante de reposição que corresponde ao tamanho do volante original. O intertravamento pode ser fornecido com uma ou duas chaves operacionais, dependendo do tipo de controle do sistema requerido.

Travas anti violação HSV-AT

As travas anti violação HSV-M-AT protegem contra acionamentos não autorizados de válvulas, vandalismo ou furto. Essa tecnologia é atualmente utilizada em plantas petroquímicas ao redor do mundo. Um mecanismo no corpo da trava garante que a trava gire livremente em torno do eixo interno do corpo. Nenhuma força é transferida para o eixo neste estado, e a válvula não pode ser operada. A chave codificada deve ser inserida para engatar o eixo de acionamento e, assim, abrir ou fechar a válvula.

As travas anti violação HSV-AT são adequadas para qualquer tipo de válvula (esfera, borboleta, gaveta, globo, acionada por caixa de engrenagens, válvulas de deslizamento, etc.) e são fornecidas com alavanca ou volante.

Dispositivo de travamento HSV-CL (Travas para portas de armadilhas para pigs)

O dispositivo de travamento HSV-CL é parte integrante de um sistema de intertravamento de válvulas que controla o acesso a lançadores e receptores de armadilhas para pigs. O sistema de controle do intertravamento da válvula garante que toda a pressão e material residual sejam removidos da armadilha para pigs antes que a porta possa ser aberta.

Dispositivo de troca de chave HSV-X

O objetivo da unidade de troca de chave HSV-X é liberar ou reter chaves de acordo com uma sequência predeterminada e conforme os requisitos do sistema de intertravamento de válvulas.

O modelo especial HSV-X-HAST combina as chaves dos intertravamentos de válvulas HSV com as dos intertravamentos de portas HAST da Haake Technik.

Armário de chaves HSV-KC

O objetivo do armário de chaves HSV-KC é facilitar a supervisão e o monitoramento local das chaves dos intertravamentos de válvulas. Estão disponíveis diferentes tamanhos de armário.

Cada slot de chave no armário é codificado individualmente e atribuído a uma única chave correspondente. Códigos de cores e números facilitam a combinação das chaves correspondentes.

Visão geral dos seus benefícios

Facilidade de uso: Seus funcionários podem aprender a operar o sistema rápida e facilmente, independentemente da qualificação. Isso aumenta a aceitação e reduz a motivação para manipulações.

Chaves e travas codificadas individualmente com alto número de codificação: A sequência de operação é pré-definida pelas chaves e travas individuais. O risco de acidentes devido a desvio ou operação incorreta é reduzido ao mínimo absoluto.

Design individual e difícil de copiar das chaves e controle rigoroso fornecido pela Haake Technik: Evitamos a existência de chaves reservas não controladas dentro do seu sistema ou aplicação, o que permitiria burlar a função de segurança.

Chave ergonômica que pode ser inserida dos dois lados com detecção antecipada: A operação simples e transparente garante um processo de trabalho rápido e sem problemas, aumentando a aceitação do operador. Além disso, o reconhecimento precoce da chave evita possíveis danos à trava, reduzindo consequentemente custos de reparo e manutenção.

Mecânico, sem fiação: Nosso sistema é fácil e barato de instalar e a função de segurança é garantida permanentemente, ou seja, mesmo em caso de falta de energia.

Livre de manutenção: Baixos custos de manutenção e serviço.

Retrofit simples possível: Sistemas já fornecidos podem ser facilmente expandidos ou complementados.

Fechamento contínuo: Em caso de vazamento, pode ser necessário operar a válvula na condição travada e fechada. Com a ajuda dos nossos intertravamentos com recurso de fechamento contínuo, uma válvula travada na condição fechada pode ser fechada ainda mais sem a chave, para fechar um vazamento sem precisar passar por toda a sequência de operação.

Sistema de travamento de válvula e transferência de chaves

Neste exemplo, queremos mudar de um meio (laranja) para outro meio (amarelo). Deve ser evitada a mistura dos dois meios.

Passo 1: A chave (A-vermelha) é inserida na trava do lado direito (meio laranja) pelo funcionário autorizado. A válvula direita é fechada. A chave (B-azul) fica livre e pode ser removida.

Passo 2: A chave (B-azul) é inserida na trava do lado esquerdo (meio amarelo). A válvula esquerda é aberta e a chave (C-verde) fica livre. Essa chave agora é removida pelo funcionário autorizado e pode ser usada para uso futuro.